segunda-feira, 23 de maio de 2011

Planeta Jupiter

Júpiter, o maior planeta do sistema solar com 142.800 km de diâmetro no equador, é o quinto planeta a contar do Sol. Sua distância média ao Sol é de 778,3 milhões de km.
Este planeta gigante possui mais massa que todos os outros planetas e respectivos satélites juntos. Pensa-se que possui um núcleo rochoso relativamente pequeno envolto de uma camada de hidrogénio metálico, que por sua vez é envolto também por uma camada de hidrogénio líquido, e mais exterior ainda fica a camada gasosa do planeta, uma atmosfera espessa constituída essencialmente por hidrogénio e hélio. Essas características fazem de Júpiter um planeta gasoso. Este gigante não possui uma superfície sólida como os planetas rochosos.
Júpiter possui um sistema de anéis, mas muito menor e menos brilhante que o de Saturno.
planeta JúpiterJúpiter tem a rotação mais rápida do Sistema Solar, demora menos de 10 horas a dar uma volta sobre si próprio, porém demora pouco menos de 12 anos a completar uma volta em torno do Sol.
Júpiter já foi visitado por várias sondas espaciais que nos ajudaram a compreender melhor este planeta e também os seus satélites: Pioneer 10, em 1973; Pioneer 11, em 1974; Voyager 1 e Voyager 2 em 1979; Galileo em 1995, sendo que esta última levava consigo uma subsonda que foi lançada na atmosfera de Júpiter para estudar suas características.
Júpiter possui 63 satélites naturais conhecidos actualmente. As dimensões desses satélites vão desde alguns milhares de km de diâmetro – casos de Io, Europa, Ganimedes e Calisto, todos descobertos por Galileu em 1610 –, até pequenos corpos descobertos recentemente com poucos km de diâmetro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário