terça-feira, 24 de maio de 2011

Planeta Saturno

Saturno é o sexto planeta a contar do Sol. Sua distância média ao Sol é de 1.427 milhões de km. Este planeta é um gigante gasoso, sendo o segundo maior planeta do Sistema Solar com 120.000 km de diâmetro equatorial, porém é menos denso que a água (cerca de 0,7 g/cm3). Saturno flutuaria se fosse colocado num oceano suficientemente grande.
Sua rotação é bastante rápida. Saturno demora pouco mais de 10 horas a dar uma volta sobre si próprio, porém demora cerca de 29,5 anos a completar uma volta em volta do Sol.
A estrutura de Saturno tem muitas semelhanças com a estrutura do planeta Júpiter, ambos planetas gasosos. A atmosfera de Saturno é composto principalmente por hidrogénio e hélio. Neste planeta ocorrem fortes ventos que podem chegar aos 500 km/h.
planeta SaturnoUma das características mais marcantes deste planeta é a existência de anéis, facilmente visíveis a partir da Terra com o auxílio de um telescópio. Porém, se observarmos por intermédio de um pequeno telescópio, vamos ficar com a ideia de que se trata de apenas um anel compacto que rodeia o planeta, quando na realidade tratam-se de muitos anéis separados. Estes anéis são constituídos por inúmeras pequenas partículas até a alguns corpos com alguns metros.
Quatro sondas espaciais já chegaram a Saturno para estudar o planeta e seus satélites: Pioneer 11 em 1979; Voyager 1 em 1980; Voyager 2 em 1981; Cassini em 2004, sendo que esta sonda levava consigo outra sonda de nome Huygens especificamente para explorar o satélite natural Titã.
Actualmente conhecem-se 62 satélites naturais de Saturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário